terça-feira, 15 de maio de 2012

10º Encontro de Comunicação – Ecom

Há 10 anos a Universidade Cruzeiro do Sul (onde eu estou) realiza o Encontro de Comunicação – Encom –, evento que tem o objetivo de trazer profissionais das quatro áreas da comunicação – Publicidade, Jornalismo, RTVC e Relações Públicas – para baterem um papo com os alunos da universidade, tirarem dúvidas e darem dicas de como fazer a escalada rumo ao mercado. Esse ano o evento ocorreu entre os dias 7 a 11 de maio.

Desde o primeiro ano na universidade eu frequento às palestras do Encom, sempre curti muito, mas, esse ano em especial gostei demais das palestras, provavelmente porque estou inserido no mercado e pude debater os assuntos que eu vivencio e gosto com pessoas que além de profissionais, também possuem a tão importante visão acadêmica, uma coisa que noto que as empresas estão perdendo muito ou nem nunca adotaram, não sei. A segunda opção parece a mais verídica.

1º Dia

Na segunda-feira tivemos uma palestra muito bacana com o senhor Eduardo S. Novogrebelski que entre outras agências foi diretor de planejamento e responsável pela área internacional da DPZ. Ele trouxe muitos conceitos sobre comunicação que nós raramente vemos no mercado ou na academia, conceitos trazidos por ele da universidade de Ilinois Urbana Champaign, onde se pós-graduou em marketing. Dentre os assuntos falados nesse bate-papo, um dos principais motes foi à evolução da comunicação. Como exemplo o palestrante levou vários vídeos de propagandas de um Brasil que já não existe mais, selecionei dois dos mais interessantes e trouxe pra vocês:


2º Dia

Seguindo. Na terça-feira tivemos uma palestra genial com a Carolina Terra. Jovem e já doutora em Interfaces Sociais de Comunicação e autora do livro Mídias Sociais... E agora?

A Carol deu uma verdadeira aula de comunicação em redes sociais, trazendo conceitos e cases muito bacanas para análise. Após isso tivemos um rápido bate-papo para tirar dúvidas sobre o mercado. A palestra dela foi tão legal que eu me senti obrigado e pedir pra ela o material utilizado, o qual estou estudando para desenvolver alguns projetos da agência onde eu trabalho. O conteúdo trazido por ela foi tão rico que terei de criar outro post apenas para discutir os conceitos apresentados por ela.

Para quem quiser conhecer melhor o trabalho dessa profissional que já conquistou minha admiração, visite o blog RPalavreando e siga ela no Twitter @carolterra

3º Dia

Na quarta-feira dois ex-alunos da universidade vieram falar um pouco de sua vivencia no mercado e ouvir as dúvidas que assolam a mente de todos nós alunos.

Gustavo Amici e Dayane de Carlos contaram um pouco sobre seu cotidiano, trajetória antes, durante e depois da universidade e discutiram alguns cases da Microsoft e Vector Consultoria de Marketing, empresas onde trabalham atualmente.

4º Dia

Para fechar os dias de palestra, quinta-feira eu participei de um bate-papo muito gostoso com os ex-alunos Felipe Lopes que hoje integra a equipe de mídia da DM9 e Fabiane Lica que é mídia na Virtual Net.

Esse foi um dos melhores papos da semana, com direito a ser estendido até um bar próximo da “facul”. Nesse dia eles nos falaram um pouco sobre sua trajetória e mostraram alguns cases vividos nas agências. Com muito bom humor os dois explicaram as grandes diferenças que existem entre mercado e academia e o dia a dia dos profissionais de mídia, que hoje não são mais apenas aqueles caras que definem onde e quando um anúncio será veiculado e sim, participam ativamente do planejamento de campanha e integração entre on e off-line.

Muito bom. Parabéns aos dois pelas carreiras de sucesso =)

5º Dia

Infelizmente não pude participar desse dia. Esse foi o dia das premiações dos projetos Criar do ano passado. Sinto por não ter ido, mas, não posso deixar de parabenizar os colegas da agência Atalanta PP e Sete Publicidade e Propaganda por levarem primeiro e segundo lugar na premiação.

Parabéns amigos. Depois de tanto trabalho vocês merecem todo o reconhecimento da universidade e logo do mercado publicitário. #issoae

Por hoje é só pessoal. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo, diga o que achou do que escrevi.