terça-feira, 12 de junho de 2012

Dica - Evernote

Olá amigos. Depois de um longo processo de “fazer e refazer” que passei nos últimos dias com um projeto da universidade, agora estou de volta com meus posts e vou começar com um dica muito bacana para você que assim como eu precisa de um lugar de fácil acesso para anotar suas ideias, planos e coisas que não pode ou quer esquecer.

O Evernote é uma ferramenta muito útil que conheci graças às seções de coaching digital que aplico para o presidente de uma empresa cliente da Amplementa (agência onde eu trabalho). Ele me perguntou sobre a ferramenta e fui buscar informações, logo nos primeiros minutos navegando pelo site oficial já vi que o Evernote seria de extrema usabilidade na minha vida, tanto pessoal quanto profissional.

Bem, do que se trata essa tal ferramenta afinal? O Evernote é basicamente um bloco de notas na nuvem que pode ser sincronizado com vários computadores e dispositivos móveis através de uma conta onde você pode salvar todo tipo de informação que seja de seu interesse, seja esta uma pequena anotação, uma imagem ou até uma página web.

O que me chamou a atenção para o Evernote foi seu sistema de classificação de notas. Ao criar uma nota, seja ela qual for, você pode adicionar uma tag que facilitará sua vida na hora de encontrar o que procura dentro do aplicativo. Um exemplo simples desse sistema é a nova pauta do meu blog. Criei uma tag com o nome “Blog – Alexanderjosee” e todas as notas e sugestões de pauta que crio com a intenção de publicá-las no blog são salvas com essa tag, então, basta pesquisar dentro da tag e o app filtra todas as notas que escrevi baseada nela. Agora nunca mais vou esquecer o que ia escrever. rsrsrsrsrs

Outra coisa inovadora e que me chamou bastante a atenção, foi o sistema de pesquisa do aplicativo. Se você for uma pessoa que anota tudo como eu, com certeza tem dificuldade em encontrar velhos documentos e anotações no seu computador, com esse app você tem um dispositivo de pesquisa que além de encontrar suas notas por tag, assunto ou palavras no corpo do texto, também as encontram por imagens. Por exemplo, se você tirou uma foto do cartão de visita de alguém e faz upload dessa foto para o Evernote, quando precisar encontrá-lo basta digitar o nome da pessoa a quem o cartão pertence ou o nome da empresa e a ferramenta encontrará a imagem. Mas como pode? A ferramenta de pesquisa do Evernote interpreta os caracteres das imagens e os converte em caracteres legíveis à máquina. Muito engenhoso.

Agora que conheci o Evernote anoto tudo nele, crio pautas para reuniões, compartilho documentos (outra opção interessante), anoto referências para trabalhos, ideias e conceitos que quero estudar mais tarde e tudo isso com a segurança de que vou encontrar tudo depois. Ficou curioso para conhecer a ferramenta? Então visite o site do Evernote e faça um teste.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo, diga o que achou do que escrevi.