quinta-feira, 19 de abril de 2012

Marketing Viral

É obvio que todos nós já notamos o quanto o Youtube cresceu desde seu surgimento em 2005, já vimos também como a publicidade se aproveitou desse canal para promover seus clientes por meio de links patrocinados e vídeos pagos dentro do site. Mas quando falamos de clientes pequenos ou pertencentes a um nicho de mercado extremamente segmentado, não dá para trabalhar publicidade da mesma forma que as grandes marcas vêm fazendo.

As pesquisas sobre o mundo on-line têm mostrado um desinteresse cada vez maior do público na leitura de artigos, por mais que os blogs formadores de opinião e de notícias ainda façam muito sucesso, os estudiosos da área dizem que isso tende a desaparecer com o tempo. A alternativa para esse conteúdo são os vídeos que vem crescendo muito em número e qualidade de conteúdo.

Existe uma grande tendência de Vlogs na atualidade. Vlogs são basicamente blogs no Youtube, Vimeo ou outros sites de compartilhamento de vídeo. Fora os blogueiros que estão virando “vlogueiros”, a publicidade também têm buscado alternativas baratas de criar conteúdo de qualidade que gerem buzz e aumentem o share of mind das marcas. A melhor solução que vimos até hoje para isso, além dos vídeos pagos, são os vídeos virais. Vídeos criados com intuito de massificar a mensagem das marcas pela internet e assim aumentar o conhecimento do público sobre elas, claro, ainda há necessidade de investir em ações de Branding para amarrar ao planejamento digital e atingir um número ainda maior de pessoas, mas, sem dúvida a alternativa dos vídeos virais que explicam de maneira engraçada os produtos de uma empresa, serão cada vez mais explorados e com certeza ainda serão estudados grandes cases desse tipo nas academias.

Como eu disse no começo, não é fácil trabalhar marketing digital quando se fala de marcas muito segmentadas, como exemplo disso, assistam os dois vídeos abaixo. Um é de uma empresa fabricante de vidros blindados e o outro de uma marca de liquidificadores industriais. Ambas utilizaram estratégias muito criativas e cômicas para gerar buzz para suas marcas.

Confiram:

E qual a opinião de vocês sobre o marketing viral no Youtube?