quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Análise - Skol Folia

Análise da direção de arte da peça “Skol Folia” que eu fiz para um trabalho da universidade:





Redação e Diagramação

A redação brinca um pouco com trocadilhos. Um exemplo é o texto do lado esquerdo.

Fantasia de Carnaval: Ficar com duas latinhas de Skol ao mesmo tempo.

Quando o texto fala sobre fantasia de carnaval, ele está referenciando muito além das roupas coloridas da folia. Está brincando com uma questão mais dionisíaca e sexual. A ideia é dizer que uma das fantasias, um dos desejos do público é tomar muita cerveja ao ponto de ficar com duas latinhas na mão ao mesmo tempo.

Outro ponto que também é referenciado nesta mesma sentença é a ideia da “pegação” no carnaval. Ficar com duas mulheres ou dois homens ao mesmo tempo. Está ideia é transmitida pela separação dos elementos da frase em linhas e cores: Fantasia de Carnaval: / Ficar com duas / latinhas de Skol / ao mesmo tempo

As palavras “Ficar com duas” e “ao mesmo tempo” estão colocadas com a mesma cor, o que as diferencia dos demais elementos “Fantasia de Carnaval:” e “latinhas de Skol” que estão com outra cor (Ambas as cores da identidade visual da marca). Esta separação, possivelmente, foi colocada com a intensão de que uma segunda leitura fosse feita apenas nas palavras de mesma cor, gerando assim o duplo sentido.

Fantasia de Carnaval: Ficar com duas ao mesmo tempo

Fantasia de Carnaval: latinhas de Skol

Do lado direito da peça vemos o texto “A maratona mais redonda de Recife” que faz referência ao conceito da marca “cerveja que desce redondo” e a folia de rua mais famosas do mundo.

Imagens e ilustrações



O principal mote da peça são as ilustrações. Todos os elementos remetem ao carnaval, sempre com curvas suaves e arredondadas que reforçam o conceito de “cerveja que desce redondo” e sempre com as cores da marca que é a patrocinadora oficial da festa em Recife no Pernambuco.

Em primeiro plano vemos a figura de um carro alegórico com a representação de um galo. Este elemento faz referência ao maior bloco de carnaval do mundo. O Galo da Madrugada é um tradicional bloco pernambucano que desfila todos os anos pelas ruas de Recife. O bloco é composto por vários trios elétricos tocando diferentes ritmos durante a noite, um desses ritmos é o Frevo, muito tradicional nos carnavais pernambucanos e que também é outra referência feita na peça por meio da sombrinha (utilizado pelas dançarinas de frevo) na boca do galo.

Ao fundo podemos ver uma lata de Skol deitada, da qual saem serpentinas que representam além das fitas jogadas pelos foliões, as ruas estreitas da histórica cidade de Recife por onde passam os blocos de carnaval (isso também notado pelas casinhas e palmeiras vistas logo após a lata, elementos que são comuns na cidade). A ideia que a lata passa é que a diversão da folia começa com Skol.

O mais simples de ser analisado são as pessoas desfilando através das ruas, são os foliões. Como vemos, são todos jovens, o que nos dá uma ideia de para qual público a peça foi direcionada.

Logo e posicionamento



A logo da campanha Skol folia foi colocada na peça como uma medalha. Presa por uma das serpentinas que representa um cordão.

A medalha pode ter dois significados. O primeiro e mais óbvio é o que diz a redação logo a baixo. “A maratona mais redonda de Recife”, ou seja, uma medalha para a Skol por promover o melhor carnaval de Recife. O segundo significado, mais escondido, está envolto na promoção Skol Folia que faz com que pessoas de todo o Brasil concorram a viagens aos principais carnavais do país, incluindo o de Recife. Quando os participantes da promoção vencem uma etapa, recebem medalhas com as cores da marca. Este pode ser um dos significados da medalha.

Outro elemento interessante da logo é a tipologia utilizada na escrita da palavra Folia. É uma fonte que lembra muito o programa Caldeirão do Huck exibido pela rede globo. Apesar de não haver nenhuma relação entre o programa e a peça, a fonte dá um ar de calor (que é a mesma ideia da fonte no caso do Caldeirão), e o que mais combina com calor e folia? Skol é claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo, diga o que achou do que escrevi.