quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Dica - Foursquare

Tanto ouvia falar nesse tal Foursquare, que minha vontade de saber o que era e como funcionava só aumentava ao passar dos meses que o serviço ganhava espaço no Brasil. Ouvia, lia e via meus amigos utilizando, mas, não podia fazer o mesmo já que até a metade desse ano eu não possuía um smartphone. Mas afinal o que é esse serviço que somente os usuários de smartphones e tablets têm acesso?




Foursquare é uma rede social de geolocalização que usa o GPS do seu celular para triangular sua posição, baseado nessa informação ele te mostra uma lista de lugares ao seu redor onde você possivelmente estaria. Esses lugares vão de comércios até hospitais, museus e parques. Após escolher o ponto onde você está, é só fazer check-in (ação de chegar a algum lugar). Você pode publicar essas informações nas redes sociais ou não, a escolha é sua.



O mais legal do Foursquare é que você pode dar dicas e opiniões sobre os locais que visita (As Tips), alimentando assim uma base de informações que dirá “se o restaurante que você frequentou na semana passada é bom ou ruim”. Além disso, você pode criar listas de coisas que gostaria de fazer baseadas nas “tips” que leu sobre os lugares.



Para deixar o processo ainda mais divertido, você ganha recompensas conforme interage com os lugares, as badges(medalhas digitais). Existem diversos tipos de badges para destravar, por exemplo, fazer check-in em lugares com mais de 50 usuários logados, ou mesmo, visitar vários shoppings em um curto espaço de tempo. Existem até mesmo badges especiais ou especificas de um país, ou seja, se quiser ganhar uma dessas, terá que usar o foursquare fora de sua terra natal.



A publicidade também já encontrou seus meios de aproveitar o serviço. Um costume ainda não tão forte no Brasil (pelo que tenho notado) é usar o Foursquare para monitorar a satisfação dos públicos estratégicos e baseado nos comentários destes, saber como interagir com o target. Dar brindes, ou prêmios para quem faz check-in constantemente em seu estabelecimento, também é uma boa estratégia para mostrar sua atenção com o cliente.



Para finalizar, o Foursquare é um serviço muito inteligente e se tornou parte ativa de minha vida digital. Depois que comecei a usá-lo assiduamente, nunca mais fiquei sem lugares interessantes para conhecer.



E você, já usa o aplicativo no seu celular? Conheça mais sobre o Foursquare AQUI e no site oficial AQUI.



Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo, diga o que achou do que escrevi.