quarta-feira, 16 de março de 2011

Onde Estão Os Super Heróis Brasileiros

Ontem na aula de Psicologia do Consumidor com a professora Lara Maria da Universidade Cruzeiro do Sul, entramos em um debate muito interessante sobre os conceitos de super heróis. O que são Super Heróis (de acordo com a cultura americanizada)? Super heróis são personagens da cultura dos quadrinhos que são incrivelmente fortes, valentes e lutam pela justiça, então as principais características do Super Herói são, Força, Valentia e "ser boa pinta".

Entramos então em uma discussão a respeito dos Super heróis brasileiros, onde estão os super heróis brasileiros?


Quando falamos sobre super heróis de quadrinhos americanos, logo vem à cabeça o Super Man, Mulher Maravilha, Flash, Batman entre inúmeras outras personagens da Marvel e DC Comics e outras empresas de entretenimento. Porém, quando falamos em super heróis brasileiros não nos vem nada á cabeça, e sabe por quê? Porque o conceito de herói que temos é muito pequeno, pensamos em um cara fortão e "fodido" que usa capa e botas e está sempre alerta para proteger os cidadãos do mundo.

Segundo opinião da professora, temos a necessidade de ter um super herói massificado, assim como os americanos ou os japoneses tem. Mas, será que isso é realmente importante?

"Nada de capa!"

Você acha que não temos super heróis no Brasil? Então você está muito enganado, vamos voltar para o tempo de escola e lembrarmos das aulas de história. Você se lembra de um tal de Tiradentes? Ou na Literatura, conhece Machado de Assis? E Chico Mendes que lutou tanto pela causa ecológica e dos seringueiros na Amazônia e foi morto pelas forças do mal e destruidoras de florestas, lembram-se deles?

E não apenas nas ciências e literatura, mas na cultura POP também, Cazuza não foi um herói para muita gente, Caetano Veloso e sua Tropicália, Chico Buarque, Airton Senna no esporte, Pelé, Ronaldinho.

São todos super heróis brasileiros. Dessa reflexão penso que não é necessário ter um super herói americanizado no Brasil para sermos reconhecidos como brasileiros lá fora, isso só importaria ainda mais a cultura de outros cobrindo a nossa.

Vamos pensar por exemplo no México, um super herói do México muito famoso no mundo todo é o Chapolin Colorado, ele retrata totalmente ao contrário o que o conceito de herói dita, e mesmo assim ficou famoso por fazer uma paródia e crítica em cima dos super heróis americanos.

Aqui no Brasil é a mesma coisa, temos que levar nossa cultura para fora, falar de nosso folclore, sobre nossos lutadores da paz como Chico Mendes, e se é um herói massificado que temos que ter por que não falarmos dos jogadores de futebol ou dos soldados brasileiros que junto a FEB (Força Expedicionária Brasileira) arrasaram as forças nazi-facistas em Monte Castelo na Itália em 1944 ajudando assim os americanos e os outros países aliados contra o eixo a vencerem a segunda guerra mundial.

Por que ninguém se lembra desse heróis?

Então fica aqui minha dica, para os cartunistas que querem criar um super herói brasileiro, por que não juntam um pouco de cada herói da nossa história e folclore e criam um super herói cem por cento BRASIL...

Comentem pessoal e até a próxima.

7 comentários:

  1. Gostei da reflexão, parabéns! Mas acho que são perfis diferentes de super-heróis. Os heróis dos quadrinhos sempre chamam mais atenção da população do que os heróis da vida real. As pessoas se projetam no super-man, veem nele algo que não podem ser, mas que gostariam. Os heróis dos quadrinhos podem ser quase perfeitos, e as maiores fraquezas podem ser algo como criptonita. Já os heróis verdadeiros sofrem com coisas muito maiores, que é bruta realidade que vivemos.
    Devemos sim exaltar nossos tantos personagens, entre eles os citados no texto (muito boa suas escolhas, diga-se de passagem), mas os heróis dos quadrinhos da Marvel, por exemplo, tem haver com uma outra questão que vai além do patriotismo de um povo, vai além da educação que permite a criação do mesmo. Está ligado a uma questão cultural irrigada na população e tem inclusive uma relação socioeconomica.
    Enfim, essa discussão já rende outro post (rsrs)
    Parabéns pelo blog!

    Rafael Biazão

    ResponderExcluir
  2. Antes de mais nada, quero parabenizá-lo pela iniciativa de materializar suas aulas por meio do seu blog. Eu tb faço isso.
    Não sou de sua sala, mas coincidentemente fui visitar minha amiga, a professora Lara Maria, e presenciei a aula de Psicologia do Consumidor.
    Concordo com sua sugestão de valorizarmos nossa identidade nacional.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelo apoio. Passe por lá mais vezes e me procure pra batermos um papo.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Adoro vir aqui. Sei que sempre vou ler algo realmente bom!
    Parabéns pela iniciativa de falar desses heróis. Mas valendo lembrar: não são só estes que estão nos livros de história. Temos também aqueles heróis que pegam ônibus e metrô com a gente, aqueles que ninguém nota, mas enfrentam uma guerra diária para viver e seguir em frente. Infelizmente, como você disse, a maioria tem essa idéia de um herói com capa e super força. Nem sempre é assim: é só olhar para os lados, e veremos os verdadeiros heróis, certo?

    Beijo, Alê.
    Ps. Sou sua fã, ahahaha.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto mais dos heróis americanos,mesmo,pois eu cresci com eles e me identifico mais com eles.Sabe,eles são tudo que nós desejamos ser:fortes,corajosos e"boa pinta".

    ResponderExcluir
  6. O buraco é mais embaixo... http://bandasetevidas.blogspot.com.br/2014/01/aqb-acao-dos-quadrinhos-brasileiros.html

    ResponderExcluir

Solte o verbo, diga o que achou do que escrevi.