quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O Naufrago - O Maior Merchandising do Mundo

Quem não viu e se emocionou com o premiado filme com Tom Hanks, O Naufrago? O filme demonstra a excelente performance de Tom Hanks no papel de um fiel funcionário da Fedex que fica isolado em uma ilha deserta após o avião da empresa cair no mar. Tom Hanks é o único sobrevivente do acidente e tem uma dura batalha pela frente até conseguir finalmente sair da ilha alguns anos depois.





Alguns dias depois que chega a ilha, objetos que estavam no avião começam a aparecer na praia, inclusive pacotes da Fedex que seriam entregues no destino original do avião. Tom Hanks consegue sobreviver graças a vários objetos encontrados dentro desses pacotes como patins que se tornam lâminas improvisadas e uma bola da Wilson que se tornaria sua única companhia na ilha.



Como o filme já é antigo e a maioria já assistiu não tem problema de falar sobre o final então aí vai.

No final do filme, quando Tom Hanks já está a salvo no continente ele faz questão de pessoalmente entregar todos os pacotes que chegaram em suas mãos na ilha para quem os iria receber, então ele compra todos os produtos que seriam entregues na época do acidente e começa a entregá-los pelo país como um bom funcionário da Fedex.

Agora a análise.

Em uma conversa com a professora Kátia da Universidade Cruzeiro do sul na aula de Redação Publicitária, ela comentou que o filme O naufrago foi o maior merchandising da história da propaganda, então parei pra pensar nisso, já vi o filme várias vezes e nunca havia visto dessa forma, em aproximadamente 2 horas de filme a marca Fedex é mencionadas muitas vezes. No início do filme quando Tom Hanks está trabalhando e falando de ser um homem da Fedex, no meio quando sua sobrevivência é garantida por produtos que estavam nas caixas da Fedex e no final quando o fiel funcionário vai cumprir seu dever de entregar todos os pacotes extraviados por causa do acidente mostrando assim a responsabilidade que a empresa tem com seus clientes.

Outro ponto interessante é a respeito da bola Wilson que ficou muito famosa devido aos gritos de Tom Hanks com o único amigo que conseguiu arranjar na ilha, "Wilsonnnnn!". A Wilson nunca criou uma ação direcionada ao Brasil, mesmo tendo produtos aqui, após o lançamento do filme a marca se tornou uma das mais procuradas no ramo de materiais esportivos.

Agora, você ainda tem alguma dúvida sobre a eficácia da publicidade implantada em dramas cinematográficos?

Pra quem não conhece o filme veja o trailer:



Comentem e avaliem o post, isso ajuda a tornar o blog cada vez melhor pra vocês.

Até a próxima.

6 comentários:

  1. Bem verdade, nunca tinha parado pra pensar nisso do náufrago... HUSHAUSHAUHSUS Se bem que todo filme faz propaganda de alguma coisa, mesmo que não seja exatamente um produto.

    ResponderExcluir
  2. Seu imbecíl de merda, ele só entrega um pacote de todos os outros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente ele so (devolve ou entrega ) o pacote , não vi ele comprando os produtos. se estiver entregando esta errado por que a mercadoria foi despachada dos EUA pra Malasia, ele escreve que o pacote "salvou sua vida" fez criarrr coragem de e lançar no mar e ser salvo ?

      Excluir
  3. E o mais interessante. ..a FedEx não gastou 1 centavoc isso.

    ResponderExcluir
  4. E o mais interessante. ..a FedEx não gastou 1 centavoc isso.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado. Me ajudou num trabalho ae.

    ResponderExcluir

Solte o verbo, diga o que achou do que escrevi.