domingo, 5 de setembro de 2010

O Porque de preservar. Uma resposta a Cauê Moura

Acabei de assistir o vídeo Ecochatos do canal Desce a Letra do Cauê Moura no You Tube. Não é a primeira vez que critico0 um vídeo dele, acho que já critiquei uns 3, inclusive um deles que falava sobre os Vegans, eu fiz um vídeo resposta e levei alguns VTMC dos fãs dele. (Vejam o vídeo resposta no meu canal do You Tube: www.youtube.com/redthejedihero)

Enfim. No vídeo Ecochatos ele apresenta alguns argumentos sobre a ecologia defendendo a não preservação do meio ambiente. Comenta que a terra já está aqui a muito tempo e que ela já passou por muitas catástrofes e ainda sim não foi destruída.

Simplificando em uma lista rápida de argumentos ele diz que:

* A Água nunca irá acabar porque podemos desalinizar a água do mar.
* O meio ambiente não será preservado pela retirada das sacolas plásticas do mercado (de consumo não do supermercado) e que isso é bobagem.
* As empresas verdes não querem trabalhar em prol do meio ambiente e sim pelo dinheiro e apenas dinheiro.

Bom, depois vocês vejam o vídeo anexo no post e digam algo sobre ele.

Depois disso parei pra analisar os pontos que ele jogou e criei meus contra argumentos que gostaria de expor aqui.

Terra: Acho essa ideia dele completamente sem fundamento. Tá certo que a terra é muito, muito, mas muito velha e já passou por poucas e boas. Tá certo que os dinossauros já foram os dominadores e agora somos nós, mas quando foi que os dinossauros poluíram o ar com os combustíveis fósseis, quando foi que poluíram as águas? Só nós os seres humanos que fazemos isso e temos que parar com nossa própria destruição.

Água: Temos muita água ainda, mas se não usarmos com cuidado ela irá acabar. Ainda existirá a água salgada dos oceanos que podemos tratar, mas isso envolve um enorme gastança de energia e num mundo em que não sabemos se teremos energia pra fazer as pessoas enxergarem a noite imagine pra despoluir a enorme quantidade de água que todo o planeta consome em um único dia. Isso é tido como impossível.

Sacolas Plásticas: Primeiramente, os ecologistas não querem retirar as sacolas plásticas do mercado por um motivo tolo. Vamos analisar os pontos de porque fazer isso. O plástico demora milhares de anos pra se biodegradar, depende de cada tipo, mas mesmo o que leva menos tempo já demora muito. Essas sacolas quando estão em contato com o meio ambiente selvagem, por exemplo os mares, podem ser confundidos pelos animais com alimento, isso pode provocar a morte dos animais que ingerirem as sacolas causando até mesmo a extinção de uma ou várias espécies. Se uma espécie desaparece outras entram em extinção também, isso é um circulo vicioso. E em ultima análise, as sacolas plásticas são feitas de plástico e esse é feito de petróleo, uma matéria prima poluente que já está acabando, então uma das estratégias de acabar com as sacolas plásticas é pra podermos ter combustível por mais alguns anos.

Empresas Verdes: Se a ação não irá começar com você que comece com outro então. As empresas verdes podem não estar somente preocupadas com a preservação do nosso ecossistema, mas se elas não fizessem nada o número de pessoas que faria seria ainda menor, as empresas verdes servem como exemplo para as pessoas e para outras empresas.
Depois que o Cauê lançou desse argumento, imediatamente me veio na cabeça. "Meu, como esse cara pode falar uma coisa dessas das empresas verdes? Ele é estudante de propaganda, almeja ganhar dinheiro com propaganda e o futuro cliente dele provavelmente seria uma empresa verde, mas depois de um comentário desse ele matou a possibilidade de produzir propaganda pra essas empresas, resumindo, ele fudeu com a carreira."


Se vocês não quiserem começar a preservar agora tudo bem, mas seus filhos e netos vão ter doenças respiratórias, vão ter vermes por causa da água e provavelmente vão ter muito mais câncer do que nós teremos.

Bom, essa foi minha crítica e meus argumentos de porque preservar, assistam o vídeo aí em baixo e tirem suas próprias conclusões, não se esqueçam de comentar e mostrar suas conclusões.



Até mais...

4 comentários:

  1. Seus argumentos são bons, sim. Acho que o que o Cauê quis dizer é que as empresas que pagam de "amigas do ambiente" são hipócritas, fazendo com o povo acredite de sua preocupação com o meio ambiente é maior do que realmente é.

    Mas o post foi bom! Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Aah, muito bom Alex, *detesto o Cauê.

    Ele ainda não percebeu que a Terra pode até continuar por toda Eternidade, porém o ser humano não. Com essas condições não!

    *Realmente se fudeu na carreira

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Esse Cauê realmente não filtra as coisas entre o cérebro e a boca.

    Mas em um ponto ele passou perto do quesito "Tem razão!"

    Boa parte das empresas que atualmente tentam passar a imagem de verde, na verdade buscam apenas ludibriar o consumidor para que ele consuma seus produtos se sentindo menos culpado pela destruição do planeta.

    Mundo capitalista é assim mesmo: que venha o lucro.

    E as demais idiotices que ele disse em tom de deboche talvez arranque alguns risinhos amarelos de alguém...

    ResponderExcluir

Solte o verbo, diga o que achou do que escrevi.