domingo, 11 de abril de 2010

Sábado Cultural

Ontem tive um verdadeiro Sábado cultura pela cidade de São Paulo. Vou lhes contar como foi.
Após o inglês fui para a Estação Pinacoteca que fica no Lgo. Gen. Osório, próximo a estação Luz do Metrô, a antiga sede do Deops. Fui ver a Exposição Andy Warhol como aula de reposição da faculdade, cheguei atrasado, encontrei a professora assinei a lista de presença depois me perdi dela novamente. Aí fui ver a exposição.
Muito boa, Andy Warhol foi um grande artista da Pop Art, apesar de ter certas ideias que eu não concordo não posso dizer que sua arte é ruim. Em algumas peças ele critica o consumismo e outras o narcisismo, mas ele não se dizia um crítico. Ele é criador de frases famosas e muito interessantes, como por exemplo a ideia de que o Sexo é só uma sensação, que é apenas pensamento e que portanto não é nada, "o maior nada de todos os tempos". Outro pensamento muito interessante dele é que a mídia quer celebridas, nós queremos celebridades, então, não importa se é um artista de cinema ou um assassino, por tanto que seja uma celebridade.
Uma coisa que me deixou muito chateado foi que em uma exposição tão boa, tão bem apresentada e ainda por cima grátis aos sábados, o publico maior era americano e de outras nacionalidades, haviam pouquíssimos brasileiros, isso me decepcionou.
Após visitar a exposição de Andy Warhol desci e vi a exposição de Wifredo Lam. Ele fazia gravuras com formas estranhas, sempre com asas e chifres e muitos seios, de todas as formas redondos, triangulares, admito que a arte dele não prendeu muito minha atenção.
Visto todas as exposições me sobrou uma alternativa para executar lá, visitar o museu da resistência, e entrar nas celas do Deops. Foi uma experiência muito interessante, entrar em uma cela em que as paredes falavam, contando as histórias que ali ocorreram e relatando o que a ditadura fez ao país. refleti muito depois de ouvir as vitimas da ditadura e caminhar no corredor onde os presos políticos tomavam sol uma vez por semana, ver seus objetos e pensar quantas pessoas não sofreram, perderam pais, filhos e a própria vida naqueles corredores que hoje fazem parte da história do Brasil.
Saindo da Estação Pinacoteca resolvi caminhar até a estação Luz e visitar o prédio mais famoso das ferrovias de São Paulo, a arquitetura já é uma obra de arte. Arte maior foi a que vi no saguão da estação, um piano no centro do saguão para quem quisesse tocar, e lá havia um homem tocando hinos e rodeando o piano os moradores de rua da região cantando e acompanhando o Pianista. Sem dúvida um lindo gesto da CPTM por deixar o piano lá e das pessoas que o tocam e levam mais cultura aos que não tem.
Por fim neste dia fui a um evento para o qual havia sido convidado, em baixo do viaduto Maria Maluf na Vila Basilina. O evento chama-se Cine B realizado pelo Sindicato dos Bancários e pela produtora Brazucah. O evento tem o objetivo de levar o cinema brasileiro para as comunidades menos favorecidas e juntar todos para uma gostosa seção de cinema com pipoca quentinha para todos, então meus parabéns ao Sindicato dos Bancários, para a Dona terezinha Martins Ex-vereadora de São Paulo pelo PT e a produtora Brazucah pelo ótimo evento.
Esse foi meu Sábado cultural.

3 comentários:

  1. Infelizmente o brasileiro não tem acesso a cultura, e quando tem, em uma exposição grátis, onde aparece na mídia algo que incentive o povo á ir?
    infelizmente é assim, espero ver essa exposição em breve.

    Abraços Alex, tudibom!

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, devia existir uma lei que obrigasse os grandes veículos de comunicação a divulgar eventos assim.

    ResponderExcluir

Solte o verbo, diga o que achou do que escrevi.