domingo, 2 de maio de 2010

Visita ao McDonald's

É um grande privilégio ser filho de uma professora universitária. Além de ganhar bolsa integral eu também sempre acompanho as visitas técnicas que ela faz com seus alunos.
Hoje fui a uma visita técnica em um McDonald's cuja gerência pertence a um dos alunos dela. Dessa visita eu já tirei algumas coisas bem interessantes. Descobri finalmente porque os lanches do Mc são tão caros aqui no Brasil e até conheci uma campanha interna que eles fazem pra diminuir a quantidade de lixo baseada em cima de uma ideia de funcionário.
O McDonald's realmente investe muito dinheiro em seus padrões de qualidade (só frisando que não estou fazendo propaganda da rede e sim comentando do que achei interessante no processo), começando pelo prédio onde ele se localiza, no caso da loja que fui hoje, o aluguel com a instalação representa 20% do lucro mensal.
Eles tem um perito para analizar de tempos em tempos cada lanche, ou seja, tem um profissional perito em Big Mc, outro nas batatas e assim por diante. Por isso que os lanches são tão caros. pode parecer que não deviam custar aquilo pensando nos produtos que eles gastam pra fazer, mas existe muitas pessoas envolvidas para que um Big Mc seja servido e todas tem que ser pagas.
Todos dizem (até eu muitas vezes) que os funcionários McDonald's são os famosos "McEscravos", mas analisando de dentro mudei muito meu conceito, depois de ver o número de programas de incentivo que os gerentes bolam, o quanto eles presam pelo bem do colaborador não posso mais dizer isso. No caso desse gerente, todos os meses ele senta com seus colaboradores para fazer uma seção de Brainstorm, essa é uma excelente ideia, assim os colaboradores realmente se sentem parte do processo podendo dar ideias, sugestões e fazer suas críaticas.
Foi desse pensamento que em outra unidade da rede de fast-food um colaborador deu uma ideia que merece até que o Greenpeace a divulgue. Essa ideia se tornou uma campanha interna chamada Break-Bola, seu objetivo é que na hora do intervalo dos empregados depois de fazer seu lanche com os produtos McDonald's o funcionário diminua o máximo possível a quantidade de lixo produzida por ele usando os espaços vazios dos copos.
Rasgue a caixa do hamburguer e da batata e aperte dentro do copo com os guardanapos usados. Assim você diminue o volume do lixo que é produzido na hora do lanche, isso diminue significamente a quantidade de sacos de lixo usados e também economiza espaço.
Sem dúvida essa é uma ideia que deve ser usada por todos nós em casa mesmo, só não vamos esquecer de separar os recicláveis. Essa é mais uma forma de ajudar o planeta, pratiquem.
Para terminar muito obrigado ao Deivede por essa ótima tarde de aprendizado. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo, diga o que achou do que escrevi.