quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Um Pressentimento Funesto de Agatha Christie

Faz um tempinho que não faço um post falando de algum livro ou publicação que li, para reverter esse quadro, resolvi falar sobre o último livro que eu li e o primeiro dessa maravilhosa autora chamada Agatha Christie.

Vou começar falando um pouquinho da autora que é sem dúvida excepcional. Conhecida como “Rainha do Crime” ou “Duquesa da Morte”, Agatha foi uma romancista inglêsa que virou mito com seus livros, contos, peças de teatro e outros trabalhos. Seus contos, sempre de cunho policial são conhecidos no mundo todo e foram traduzidos para inúmeros idiomas, apenas perdendo para a bíblia e para as obras de Willian Shakespeare. Sempre ouvi falar muito bem da Agatha, mas nunca, de fato, havia pego um de seus livros para folhear, até que passeando pela livraria encontrei vários de seus livros em versão pocket com preços bem baixos e resolvi levar logo dois, Um Pressentimento Funesto e Poirot Perde Uma Cliente, dois clássicos da Rainha do Crime. Leia mais sobre Agatha Christie aqui.

Vamos lá então! O livro narra uma intrigante história, rodeada por fatos antigos, senhorinhas em asilos e contos de assassinatos. As personagens principais são Tommy e Tuppence Beresford, um casal de meia idade que durante a guerra fez parte do Serviço Secreto Britânico e acumularam muita experiência em espionagem e investigação. A trama começa quando os dois vão visitar uma tia de Tommy em um Asilo no interior do Reino Unido, histórias estranhas ouvidas por lá, geram dúvidas na cabeça de Tuppence que de início não dá muita atenção, mas que guarda cada detalhe em sua mente e fica constantemente mastigando as informações para tentar resolver o quebra-cabeças.

Algumas semanas após sua visita ao asilo, a tia de Tommy morre e novamente são levados ao local para resolver algumas questões legais. Ao receberem a herança deixada, as dúvidas voltam a surgir, “que quadro estranho é esse que herdamos, não me lembro de ter visto esse quadro antes, mas sei que já vi a paisagem que pintaram nele”, partindo dessa premissa e por pura curiosidade, Tuppence começa a buscar informações sobre o quadro e o local onde ele foi pintado, ela só não esperava que esta busca inocente fosse ameaçar sua vida e colocá-la no encalço de uma perigosa quadrilha de ladrões.

O livro é curtinho e pode ser lido em cerca de 6 horas ou menos, dependendo do seu ritmo. Vale muito à pena comprá-lo ou pegá-lo emprestado e gastar algumas horinhas mergulhando no incrível mundo desenhado por Agatha Christie.

Até a Próxima!

Um comentário:

Solte o verbo, diga o que achou do que escrevi.