quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O Poder das Mídias Sociais

Em semana de Social Media Week São Paulo que estou acompanhando todos os dias pela internet, não poderia deixar de comentar sobre o poder que as mídias sociais estão exercendo sobre as pessoas e, sobretudo sobre as marcas.

Como bom profissional da área de mídias sociais que sou, procuro estar atualizado ao máximo sobre tudo que acontece no cenário mundial, estou acompanhando a revolução que as mídias sociais estão causando no Egito e as mudanças no cenário da publicidade também causado pelas mídias sociais.

As mídias sociais começaram com o intuito de conectar pessoas, reunir velhos amigos, apresentar para nós indivíduos com os mesmos gostos e em diferentes culturas, hoje já têm um objetivo muito maior, atualmente as mídias sociais têm o objetivo de conectar grandes marcas aos pequenos consumidores.

Antes dessa revolução na internet o consumidor era pequeno, frágil, não tinha voz perto da grande marca, da grande indústria. Hoje com o poder que as mídias podem exercer sobre a opinião pública em questão de minutos esse cenário não existe mais, se um consumidor tem alguma reclamação de uma marca, produto ou serviço ele pode criticar isso na internet e em pouco tempo criar um enorme falatório a respeito de uma marca, o que pode ter tanto resultados positivos, quanto negativos para uma corporação.

Como exemplo disso temos esse vídeo postado no Youtube no dia 20 de Janeiro de 2011 pelo Sr. Oswaldo Borelli @oboreli



A Brastemp se retratou via mídias sociais e o problema do Sr. Oswaldo foi resolvido após esse vídeo ficar alguns dias em veiculação no YouTube.

Vejam como uma câmera de vídeo, uma retórica bem elaborada e uma conta no YouTube podem facilmente levar uma empresa gigantesca como a Brastemp, bem posicionada no mercado a muitos anos, vir a público e resolver um problema rapidamente.

Você ainda tem dúvidas de que as mídias sociais têm poder? Quem ainda acha que Twitter e Youtube são grandes besteiras?

Para que as mídias sociais dêem resultados, temos que usá-las com moderação e foco. Assim nós consumidores teremos voz e o dialogo com as empresas se tornará mais fácil, fortalecendo inclusive o posicionamento das marcas.

Para quem gosta do assunto, não deixe de conferir a Social Media Week São Paulo que está rolando na FAAP. Para quem quer conferir pela internet, pode clicar aqui e assistir as palestras ao vivo via Live Stream das 14:30 as 22:00 até amanhã (sexta Feira 11/02/2011).

Até a próxima pessoal e comentem aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo, diga o que achou do que escrevi.