quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dolly e o Case de Sucesso.


Não, não, eu não estou louco ainda. Sei que muitas pessoas já falaram sobre o assunto em blogs e sites de publicidade, já ouvi milhares de comentários do tipo "A Dolly não deve ter uma agência por trás" "O comercial da Dolly é muito feio / chato / bobo" "A Dolly é uma vergonha pra propaganda brasileira". Todo mundo já disse isso, então vou explicar o porquê de falar nesse assunto novamente.


Hoje pela manhã enquanto me arrumava para vir ao trabalho estava vendo TV e vi mais uma vez o famoso filme com o jingle da Dolly, "Dolly guaraná Dolly!". Então me lembrei de algumas discussões que tive com colegas e professores a respeito.

Vamos pensar um pouco. Se as campanhas da Dolly são tão ruins e todos falam que os filmes mancham a marca fazendo o consumidor não querer consumir o produto, por que as campanhas com o mesmo conceito e o mesmo jingle bobo são veiculadas há tantos anos e em várias épocas diferentes (comemorativas ou não)? Vocês fazem ideia do custo de produção e veiculação de uma campanha publicitária como as da Dolly que se utilizam de diversas mídias como TV, Rádio e Impresso. É um custo extraordinário por volta dos milhões. Pra mim quem não consegue vender os produtos e principalmente a marca não consegue a verba para produzir publicidade.

Em uma conversa com a professora Elisete Baião da Universidade Cruzeiro do Sul citei as campanhas da Dolly como sendo muito ruins e ela me disse algo que nunca mais esqueci. "Você sabe cantar o Jingle da Dolly? Então a campanha surtiu efeito, se tornou um chiclete, está na boca do povo". Aí comecei a pensar e fazer alguns comparativos a respeito da Dolly e de outras marcas de refrigerante.

Primeiramente o público alvo. A maioria dos refrigerantes são vendidos a preços absurdos devido ao posicionamento que a marca já atingiu no mercado e ao público alvo que é destinada, esse é o exemplo da Coca-Cola, já o público alvo da Dolly é muito diferente do público que consome Coca-Cola. As campanhas da Dolly geralmente são direcionadas para as classes C e D, esse também é motivo para o refrigerante Dolly ser mais barato, a diferença de preço chega a ser absurda. Apesar de não ser minha preferência tomo Dolly as vezes e não acho ruim, aí tem o caso das pessoas que reclamam do sabor e da qualidade, isso eu não discuto, cada um com seu gosto, mas muitas vezes já vi as pessoas que reclamam da qualidade, consumir o produto.

Isso me fez perceber que muitas vezes as pessoas falam mal da marca por vergonha de dizer que consomem, mesmo que gostem, dizem que não gostam justamente por ser um produto destinado a classes menos abastadas, como se as outras pessoas fossem criar um preconceito de quem consome um produto barato e com a propaganda dita como ruim.

Pra finalizar, digo aos que falam que a propaganda da Dolly é uma vergonha. Vocês estão redondamente enganados. As propagandas podem ser pobres em arte e criatividade, isso eu concordo, não inovam, também concordo, mas que não funcionam eu discordo totalmente. O Objetivo da publicidade por mais que pareça não é ser bonita, premiada e coisas do tipo, o objetivo é anunciar, comunicar ao consumidor que existe um produto X para ser consumido. Que levante a mão quem nunca tomou Dolly na vida! Agora quem não sabe cantar de cor a letra do Jingle mais famoso dos últimos tempos.

Comentem pessoal e até a próxima.

16 comentários:

  1. O jingle da Dolly é idiota (sendo gentil), como a maioria dos jingles, mas creio que por isso fica na cabeça das pessoas e elas passam a ter vontade de experimentar e, como é mais barato, elas acabam comprando, né? O propósito da propaganda é que as pessoas fiquem com aquele produto na cabeça. =]

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  2. Concordo. Para o povão a propaganda é excelente! Se houvesse um boneco do mascote do Dolly, teria até gente comprando aquela coisa horrível! E para o pessoal com mais cultura, há o efeito desejado também, pois você fica com raiva de ver uma coisa tão tosca que acaba decorando a letra e até mesmo a propaganda como um todo, mesmo contra sua vontade. Eles usam justamente este impulso inconsciente que surte mais efeito que uma propaganda bonita e mais bem produzida, pois a maioria o é, e não fazemos a distinção de uma para a outra.
    O jeito é encarar com bom humor já que não há como escapar....

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  3. Mamãe você é um amoooooor! É meu exemplo na viiiiiiiiida, eu te ofereço um dooooli, com toda emoção!

    Dolly citrus!Dolly citrus!Dolly citrus!

    Esta $#&¨$#&¨$&* pega!

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  4. “Papai você é amooor
    É o meu exemplo na viiida
    Eu te ofereço um Doooly
    Com toooda emoção“

    kkkkkk
    Rapaz, essa praga pega!!!
    Genial!

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  5. Fica uma dúvida.

    Que o produto visa o público C e D é um fato.
    Que o público C e D consome o produto, é outro fato.

    A dúvida é:

    Até que ponto o consumo desse produto é motivado pela publicidade ?

    Está cada vez mais claro que o público de baixa renda não gosta de ser visto dessa forma, e objetiva o consumo de produtos mais "caros".

    Quando você afirma que a propaganda é um sucesso, eu tenho dificuldades em concordar.

    No caso, não vejo a propaganda sendo o motivador do interesse.
    Não vejo o consumidor do produto, buscando este por se tratar de algo que representa sua classe.

    Acredito que a razão pela qual Dolly vende, e por conta disso consegue retorno que possibilite a divulgação da sua marca, é o poder de consumo limitado do publico.

    Eu concordo que a marca esteja presente na mente de todos. Incluindo classes A, A+, A++, Futilidade (rs).
    Porém, se o motivador de interesse fosse a propaganda, tanto C e D quanto A e B estariam consumindo.

    O que Dolly faz é deixar claro que o produto é para uma classe especifica de baixa renda. No entanto, na minha opinião, a classe baixa não compra essa ideia. Mas compra o produto porque é o que pode consumir!

    Acho que a propaganda não é o responsável!

    Abs!!!

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    1. Então seguindo o seu ponto de vista, é o preço o principal motivador da Dolly vender tanto??

      Acho o seu argumento muito fraco por sinal, já que em uma rápida visita ao supermercado mais próximo de casa, há uma infinidade refrigerantes tão baratos quanto, alguns até mais baratos, outros com sabor até melhor.

      Porém mesmo assim, a Dolly é a 2 em vendas no mercado de SP obtendo 30% do Mercado Paulista e 10% do mercado brasileiro.

      - Se marca não é a mais barata ou não é a única opção mais em conta.
      - Se não é a mais gostosa.
      - Se não é uma marca bem vista pela maioria das pessoas ( dizem né)

      Não há outro motivo que explique o seu potencial comercial, do que a publicidade, seja ela mal feita no sentido estético ou não.

      Quando o Sr. Alexandre mencionou o target como C e D ele esta certo, porem acredito que share é bem maior do pensamos. afinal por mais que seja ruim ela FUNCIONA SIM! afinal podiamos estar discutindo, Guaraná Xamego, São José, Itaubaiana, Simba, Conquista, Cristalina, belco mas estamos falando de uma Marca que de uma forma ou outra esta posicionada no mercado e vende por causa deste posicionamento.
      Abraços

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  6. O fato é que esses comerciais tentam se assemelhar com programas infantis "estúpidos", do tipo Teletubies. É o tipo de coisa que apenas crianças pequenas compreendem, e é com elas que deve funcionar. Quem aqui não conhece ao menos uma criança que é fissurada pelo comercial, pelo personagem ou pelo jingle?
    O que penso é que esses comerciais dos refrigerantes Dolly servem mesmo para fazer lavagem cerebral nas crianças e com isso, crescerem consumidores da marca.

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  7. toda criança quer um dollinho

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  8. A eu ainda continuo achando a campanha horrivel, lembro me da minha professora dizer: "a propaganda é a alma do produto", como a propaganda e ruim, já achamos o produto ruim sem nem mesmo ter provado o sabor.
    Uma coisa q eu nunca me conformei,poq não fizeram como tds as outras campanhas de dia das mãe.dizendo a seguinte frase: Neste dia das mãe saborei o seu almoço especial com Dolly.

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  9. Amigo, você terminou o seu texto com uma pergunta.
    Falta um ponto de interrogação.

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  10. Eu sei a musica dos teletubies e detesto eles, eu sei a batida de funk e odeio funk. Saber o jingle deles nao significa nada se ao lembrar vc pensa “ putz grila, que vergonha desse comercial ridiculo “

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  11. Gente, nivelar propaganda por lixo é triste, o pior que o produto é realmente um lixo. Outra coisa a periferia não se rende a lixo porque mora na periferia, eles tem auto estima, Ninguem mercece um Dolly...

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  12. Acredito que, na verdade, seja uma publicidade e não uma propaganda, pois a intensão é vender um produto e não uma ideia. O fato é que este produto é destinado a pessoas que não possuam tanto poder aquisitivo e sim, muitos compram (e se tem alguém de "baixa renda" que compra Coca, esse não é mais classe D e muito menos E).

    A música gruda na mente da pessoa (Dolly Guaraná, Dolly Guaraná...) e ela gruda por não ser boa, a música fica impregnada no pré-consciente do sujeito, justamente por ser simples e com pouca letra e repetitiva (igual a sertanejo universitário, tem pouca letra e repetitiva). É isso o que faz com que o público-alvo da Dolly, compre o seu produto. E sim, o comercial é um sucesso, pois está na boca do povo, todo mundo comenta este comercial, surtiu efeito.

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  13. Pessoal tenho uma duvida, com essa propaganda da dolly quais as idades do publico que ele pretende alcançar, idade mínima e idade máxima?

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  14. Tenho vontade de processar essa merda, a cada 5 minutos DOOLLYY DOOOOOLYY bla blaaaa com aquela voz chata.. que saco! Não devia ter um limite de exibições diário? Se tiver ja extrapolaram! -_-

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  15. Este comentário foi removido pelo autor.

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