terça-feira, 8 de junho de 2010

Liberdade

Hoje fiz a ultima atividade de filosofia on-line do semestre. E como exercicio de produção textual foi pedido uma redação falando sobre o tema "Liberdade". Então resolvi compartilhar com vocês minha opinião a respeito de liberdade.

Meu texto:


Não posso afirmar que existe “liberdade” no sentido literário da palavra. Utilizando a Sociedade Brasileira como exemplo: Todos nós somos obrigados a votar nas eleições, sejam elas em âmbito nacional ou apenas regional. O primeiro passo para haver total liberdade como os filósofos apontam, seria a “desobrigatoriedade” de algumas ações que são impostas pelo sistema de governo em que vivemos.
O caso da censura a informação em certos casos também demonstra claramente nossa falta de liberdade de expressão. Recentemente um grande jornal de São Paulo foi censurado por fazer críticas a um certo político. Como podemos afirmar viver em um ambiente livre, se não podemos elucidar nossas opiniões e mostrá-las para um grande número de pessoas?
A educação publica em nosso país também é um ótimo ponto para discorrer sobre a falta de liberdade. Há cerca de 1 ano, pelo que sei apenas em São Paulo, a educação publica foi reavaliada e teve seu formato alterado, com conteúdo de anos e anos de estudo comprimidos em apostilas extremamente sintetizadas, não dando opção ao professor de ensinar além planejado pelo governo e não dando opção aos alunos de aprenderem algo realmente novo e diferente, o que resulta em um futuro despreparo para esses estudantes.
A meu ver, nossa sociedade só terá liberdade, ao pé da letra, quando não for mais necessário dizer a um cidadão para “não pisar na grama”, ou “não jogar lixo no chão”, isso já será parte da nossa conduta ética. Quando todos tiverem acesso a educação e cultura, não haverá mais motivos para proibições, quando esse dia chegar, teremos liberdade de verdade.

Um comentário:

Solte o verbo, diga o que achou do que escrevi.