quarta-feira, 24 de março de 2010

Pegos no Pulo

Tô atrasado pra falar desse assunto, mas vou comentar porque é um marco na história do jornalismo nesse país. Segunda saí um pouco mais cedo da faculdade e tive a oportunidade de assistir o quadro "Proteste Já" do CQC.

Muitos na faculdade estavam comentando, "o que será de tão grande vai passar hoje no CQC", "ouvi falar que censuraram uma das matérias".

Bom, cheguei em casa e fui logo "sintonizado" na band pra saber o que todos estavam comentando.

E o que eles fizeram? Fizeram uma matéria que merece sem dúvida um Vladmir Herzog. Fizeram o sistema (prefeitura de Barueri) esfregar com as próprias mãos na cara que é corrupto. Sacada de gênio. "Como vamos mostrar se as doações realmente chegam a seu destino? Simples, vamos doar alguma coisa com um rastreador".

Doaram uma TV com um rastreador e descobriram o esquema de desvio de doações que existe na prefeitura de Barueri e que provavelmente existe em diversas outras prefeituras do Brasil.

E foi assim que pegaram no pulo as pessoas que se dizem nossas protetoras, pessoas que falam que lutaram pela democratização do país e também lutaram para tirar do ar a matéria incriminadora. Só que alguém esqueceu de falar pra essas pessoas que na democracia existe uma coisinha chamada "Liberdade de Imprensa" garantido pela constituição de 88.

O mais legal é que depois de entrar com uma ação pedindo pra tirar do ar a matéria que provava que o sistema é falho e corrupto e depois de o prefeito (irmão do secretário da educação) ter dito com todas as letras e várias vezes que os jornalistas do CQC são uns "Babacas" e sem nenhum talento, no final ele resolveu voltar atrás e elogiar e tentar retirar o que ele disse. Porque ele não contava que o Juiz retiraria a ação e a Band consegui veicular a matéria inteira.

Vamos ver o que acontecerá com esse pessoal depois de o Brasil todo ter visto essa matéria.

Vou deixar meus parabéns pra equipe de jornalismo da Band e pro pessoal do CQC. Vocês fazem jornalismo de verdade, com um toque de humor vocês capturam a atenção da massa jovem e isso é muito importante nos dias de hoje.

Parabéns e espero que ganhem um Vladmir Herzog pela genial matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo, diga o que achou do que escrevi.