quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Grupo Uakti

Ontem estava no trabalho vendo um vídeo em que aparecia o Blue Men Goup, imagino que todos conheçam, o BMG é um grupo de pessoas espalhadas pelo mundo que tocam instrumentos feitos com canos e bugigangas que muitos considerariam sem valor ou importância. Meu chefe então me disse “Eu não gosto desses caras, eles copiaram descaradamente o grupo Uakti”. Ele me falou um pouco sobre o grupo e então resolvi fazer uma pesquisa eu mesmo.


O grupo Uakti surgiu em 1978. Eles se reuniam na Fundação Artística de Belo Horizonte MG para dar vida aos instrumentos que Marco Antônio Guimarães criava em um velho porão quando estudava em salvador com seu mestre Smetak.

Em Junho de 1980 o grupo realizou sua primeira apresentação pública no Museu de Arte da Pampulha.

Em 28 anos de Uakti o grupo ganhou grande reconhecimento no Brasil e no exterior. Atualmente eles tem 10 Cds distribuídos pelos selos Polygram e Point-Music de New York. Já gravaram com grandes nomes da música como Milton Nascimento, Paul Simon, The Manhattan Transfer, Philip Glass, Ney Matogrosso, Skank, Zélia Dunca, Maria Betânia e Grupo Corpo. Foram também os criadores de trilhas para balés e longas-metragens.

Então foram eles os inventores dos instrumentos de canos? Isso mesmo. Foi o grupo Uakti que criaou esses instrumentos tão fantásticos feitos com “sucata”. Não sei como nunca ouvi falar neles antes. São geniais. Apesar de gostar muito da forma teatral com a qual o Blue Men Group trabalha não dou mais tanto crédito a eles pelo que fazem, agora que descobri que não são tão originais quanto parecem.

O que é Uakti? Em um vídeo do grupo, um dos integrantes explica o porquê desse nome. Há uma lenda indígena que diz que existia um índio chamado Uakti com furos pelo corpo, quando o vento soprava por esses furos produzia sons que atraiam as índias. Então um grupo de guerreiros caçou e matou esse índio e onde o enterraram brotaram três palmeiras.

Interessante não? Para quem não conhece o Grupo, aí vai um vídeo deles.



Quer conhecer mais sobre o Uakti? Então clique aqui e conheça o site oficial.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solte o verbo, diga o que achou do que escrevi.