sábado, 15 de janeiro de 2011

Desastres naturais - Nossa culpa?


Sei que muitos vão olhar o título do post e não irão querer ler o texto. Acham chato, acham que muitos já estão falando sobre isso, mas leiam e pensem um pouco. Vamos evitar que isso continue acontecendo.

Após ler o último post da minha inestimável Júh Costa do blog Rabisco Criativo pensei, como comunicólogo assim como ela é minha obrigação escrever sobre as tragédias naturais que assolam nosso país nesse início de ano.

Sei que todos sabem, sei que todos já assistiram, ouviram e leram sobre as tragédias na região serrana do Rio de Janeiro. Sem dúvida um dos piores desastres naturais que o Brasil já enfrentou, tão grande que já entrou para o rank de maiores deslizamentos do mundo. Mais de 500 pessoas mortas apenas na região serrana do Rio, sem falar em São Paulo e sul de Minas Gerais que também estão enfrentando grandes inundações.

Não apenas o Brasil, mas a Austrália, na cidade onde meu grande amigo e companheiro de pedal, Bernardo morou, lá também estão ocorrendo chuvas e inundações que castigam a população, lá também há famílias desabrigadas, mas não na mesma quantidade que aqui, e sabem por quê? Não é por que lá a tragédia foi em menor intensidade, longe disso, lá as mortes foram poucas porque a Austrália e outros países desenvolvidos já possuem mecanismos para avisar a população previamente. Não que isso seja fácil de fazer, afinal de contas a natureza é imprevisível. Mas isso devia ser estudado para que não haja mais tantas mortes nesses desastres, ou melhor, estudar formas de evitar esses desastres.

Quantos já pararam para refletir sobre nossa parcela de culpa nisso tudo? Isso é (e que não venham me criticar os incrédulos na ciência) efeito do aquecimento global, não sentem na pele o quanto o planeta está mais quente? Não notam que o inverno (ao menos em São Paulo) não é mais como era há 10 anos? Já pararam pra pensar que nossa conduta consumista e comodista é a causa disso?

Vamos começar a pensar em pequenos focos. Agora concordo com a Rafaela Pietra que é vegetariana. Se comêssemos menos carne ou erradicássemos por completo esse alimento de nossas mesas o problema regrediria um pouco. Sabiam que as flatulências das criações de gado são o 4º maior causador do efeito estufa? Continuando. Você mora sozinho, não tem esposa ou filhos, pra que você precisa de um carro? Um carro é um veículo projetado para levar até 5 pessoas e as pessoas compram pra uso individual. Esse é um dos motivos que fazem a frota de carros de São Paulo dar duas voltas no planeta quando alinhada. Use transporte público, não é bom e é caro, mas se mais pessoas usarem e reivindicarem um direito conseguiremos melhor qualidade a menores preços. E os fins de semana então, pra que você enfia sua família dentro de um carro para ir a uma churrascaria ou parque? Pegue sua bicicleta que na maioria dos casos fica abandonada na garagem e leve todos para um passeio. Eu sou ciclista e dou minha palavra, não há ninguém que não possa dar algumas pedaladas, além de ser um esporte saudável e de baixo impacto, também é um meio verde de diversão. Trabalha a 10 ou 20 km de casa? Vá pedalando. No início parece muito, mas você se acostuma, como eu falei, é um meio de transporte de baixo impacto. Não jogo lixo no chão. Separe o lixo e cobre do seu município a coleta seletiva, tome banhos curtos, não deixe luzes acesas, troque suas lâmpadas por fluorescentes, incentive o esporte.

Essas são pequenas ações que podem regredir o efeito estufa e assim o aquecimento global. Essas ações previnem que mais vidas inocentes sejam levadas pelas torrentes da natureza.

Vamos pensar nisso e melhorar cada dia mais.

3 comentários:

  1. Gostei do post e valeu pela referência!! bjOO

    ResponderExcluir
  2. Adorei o que escreveu, se não mudarmos nossos hábitos acabaremos com o pouco que nos resta..
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente foi um amontoado de atitudes totalmente erradas que causaram tudo isso.. e que se não mudarmos e rápido continuará acontecendo.

    *Valeu pelo comentário!

    ResponderExcluir

Solte o verbo, diga o que achou do que escrevi.