sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A Revolução dos Bichos

Esse semestre na disciplina de Mundo Contemporaneo nos foi pedido pra ler e assistir A Revolução dos Bichos (O filme eu baixei mas deu problema, se alguém souber onde baixar, por favor me fale). Acabei de ler o livro então vou falar rapidamente sobre ele.


O livro A Revolução dos Bichos de George Orwell foi escrito em 1945 e retrata perfeitamente os prós e os contras de um regime autoritário.


Os bichos da Granja do Solar sofrem com a tirania de seu proprietário Sr. Jones. Com o objetivo de se tornarem livres de patrões bolam uma rebelião que expulsará os homens da granja. A tomada da granja se dá mais rápido do que o imaginado. Com a expulsão de Jones, os bichos criam mandamentos que deveram ser obedecidos por todos os seres residentes da granja e se organizam para trabalhar e gerar seu sustento. Mas ao passar do tempo, como aconteceu na maioria se não até em todos os governos criados a partir de revoluções populares, traições ocorreram e boatos foram criados, fazendo com que os bichos fossem obrigados a "fazer tudo por livre e espontânea vontade" a favor de uma certa classe de animais que se intitulavam superiores. A partir daí, alguns exemplos de golpes de estado ocorrem dando aos supostos lideres mais e mais poder e a corrupção e a repressão mostram suas caras. Começa a haver distorção de informações e sempre há alguém "superior" prova que as informações não foram alteradas causando uma imensa alienação nos animais.


Bom. Não vou falar mais sobre esse livro e não vou citar quais classes de animais se dizem superiores porque não quero fazer mais spoilers do que já fiz. Se acharam interessante compre ou peguem o livro em alguma biblioteca perto de você, o livro é bem curto, possui apenas 120 com conteúdo da história. Eu recomendo, vale a pena.

Se você não leu, leia. Se já leu, qual sua opinião?


3 comentários:

  1. imagine só: em 1945 já haviam problemas com tirania, golpes, e traições. assim como os animais do livro, os homens a toda hora tentam se engolir, af.
    esse livro é muito bom, recomendo também (:

    ResponderExcluir
  2. Alex, qual seria o pró de um regime autoritário? E, na realidade, o livro é uma sátira e uma crítica ao que as revoluções populares se tornam depois de algum tempo. Uma ditadura... irônico isso... =]

    ResponderExcluir
  3. Desde muito antes. No Egíto já não existia tirânia, depois veio a igreja, hoje são os governos que oprimem mascaradamente.

    Eu entendi a mensagem do Livro Mano...

    ResponderExcluir

Solte o verbo, diga o que achou do que escrevi.